Recém-comprado pela Empiricus, Real Valor se prepara para uma nova fase

Tempo de leitura: 3 minutos

A Empiricus anunciou na semana passada (sem muito alarde, diga-se de passagem) a compra do Real Valor, aplicativo de consolidação e monitoramento de investimentos. O valor da transação não foi revelado. Com a aquisição, a Empiricus se prepara para construir um “super app” para o investidor pessoa física.

É a segunda grande operação feita pela companhia de Felipe Miranda em dois meses — no início de outubro, a empresa anunciou a união dos negócios com a gestora Vitreo, ficando debaixo da holding Universa.

Real Valor (Crédito: Divulgação)

Mesmo com a venda do controle para a Empiricus, o Real Valor continuará sendo liderado pelos fundadores Eduardo Belotti e Gabriel Farias. Criada em 2017 como um app de consolidação de investimentos, a fintech agora desenha os próximos passos, conta Belotti à Finsiders.

Hoje o aplicativo soma mais de 250 mil pessoas cadastradas, dos quais mais de 130 mil são usuários ativos. Ao todo, a plataforma consolida mais de R$ 14 bilhões em aplicações financeiras.

“Investir é um ciclo de três etapas: escolher investimentos, colocar dinheiro nas aplicações e acompanhar os investimentos. Começamos lá atrás com acompanhamento de investimentos, no qual o investidor estava mais desassistido. Mas nosso objetivo sempre foi tentar atuar nas três jornadas.”

Nova fase

O objetivo não é concorrer com as plataformas abertas de corretoras e distribuidoras. Muito pelo contrário. A intenção é se plugar aos mais diversos players do mercado, construindo uma espécie de Booking ou Decolar dos investimentos, diz Belotti.

A nova fase ainda não começou, mas o território está sendo preparado, segundo o empreendedor. Enquanto isso, o Real Valor tem adicionado novas aplicações financeiras na plataforma e novas features e visualizações para melhorar a experiência do usuário. Neste ano, por exemplo, incluiu investimento no exterior, a pedido dos clientes, e tem feito melhorias conforme os feedbacks das pessoas.

Fundado há três anos pelos dois engenheiros mecânicos, o Real Valor foi construído por Belotti e Farias do zero, inclusive a programação da plataforma. Amigos de escola, eles resolveram deixar os empregos nas consultorias Bain & Company e Falconi para empreender.

A fintech recebeu investimento da ACE Startups, que agora fez seu exit com a venda do negócio pela Empiricus. No ano passado, a empresa foi selecionada pelo programa Startup Rio (equity-free), do governo do Rio de Janeiro. Em 2020, participou do programa de aceleraçao do Google.

Mercado disputado

O Real Valor enfrenta uma concorrência acirrada no segmento em que atua. Um dos principais competidores é o Fliper, aplicativo de consolidação de investimentos comprado este ano pela XP. Outro nome que se destaca é o Gorila, que tem entre os investidores Ribbit, monashees, Canary e Iporanga Ventures.

Já o Kinvo, que recebeu aporte da Bossa Nova Investimentos, é o mais novo do grupo e está preparando o lançamento de sua plataforma B2B, além de costurar novas parcerias, conforme noticiamos. Sabe-se que uma nova empresa está prestes a atuar na área, liderada por empreendedores experientes no mercado de investimentos, apurou a Finsiders.

Leia mais: