Mercado Pago lança cartão de crédito em parceria com Visa

O Mercado Pago, fintech do Mercado Livre, acaba de lançar seu cartão de crédito, em parceria com a Visa. É o novo passo da fintech, hoje com 20 milhões de usuários ativos e 4 milhões de cartões de débito emitidos, num esforço de tornar sua oferta de produtos e serviços financeiros cada vez mais completa.

No ano passado, a empresa recebeu autorização para se tornar instituição financeira, conforme antecipou a Finsiders. Fechou parceria com a insurtech Pitzi e a seguradora Mapfre para começar a oferecer seguro para celulares em seu app.

“Estava faltando um grande desejo dos usuários, que é o cartão de crédito. Ficamos trabalhando nisso no último ano”, conta Túlio Oliveira, vice-presidente do Mercado Pago, em entrevista coletiva virtual com jornalistas nesta quinta (11).

Inicialmente, o cartão será ofertado para a base atual de clientes, conforme análise de crédito. Isso significaria atingir os 4 milhões de usuários do cartão de débito, mas também acessar as mais de 7 milhões de pessoas com linhas de crédito já aprovadas. “O que vamos fazer é juntar essas propostas e disponibilizar para os clientes”, diz. A ideia é abrir, a partir do segundo semestre, a solicitação do cartão para os demais usuários.

O novo produto é de emissão própria do Mercado Pago, o que possibilita flexibilidade e velocidade para desenvolver novas soluções a partir da tecnologia do cartão, segundo Oliveira. A anuidade será gratuita (para gastos acima de R$ 50), e o produto nasce ‘contactless’ e com tecnologia NFC que permite pagamentos por aproximação usando diretamente o cartão.

A aposta do Mercado Pago ocorre num momento em que os pagamentos por aproximação estão em alta. Entre dezembro de 2019 e dezembro de 2020, as transações nessa modalidade cresceram cinco vezes, segundo a Visa. A representatividade da tecnologia dobrou de tamanho no ano passado.

“Em pesquisas, 48% dos consmidores já dizem usar pagamentos por aproximação, e 20% já disseram utilizar carteiras digitais”, aponta Fernando Pantaleão, vice-presidente de vendas e soluções para o comércio da Visa no Brasil, que também participou da coletiva.

No quarto trimestre de 2020, o volume total processado (TPV, em inglês) pelo Mercado Pago atingiu US$ 15,9 bilhões, uma alta de 134,4% em moeda constante e +83,9% em dólar. Já o volume de transações com a conta digital somou US$ 3,3 bilhões no último tri do ano passado, uma expansão de 246,9% ano contra ano.