Itaú defende 'isonomia regulatória' para fintechs e novos entrantes

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As fintechs estão cada vez mais presentes na agenda dos grandes bancos. Exemplo recente disso veio hoje durante o evento online Itaú Day, promovido pelo banco para discutir os rumos dos seus negócios. Em sua fala, Roberto Setubal, copresidente do conselho de administração, defendeu um tratamento isonômico entre bancos e novos entrantes. Para ele, os “reguladores estão dando às fintechs ‘vantagens'” que os bancos não têm.

“É ‘inexorável’ que a regulamentação financeira seja isonômica, o que tornará a competição entre os bancos mais natural. E o mercado de capitais vai precificar isso da maneira correta. Temos que levantar essa bandeira junto aos reguladores, é nosso papel isso”, afirmou o ex-CEO do banco.

Com o tempo, a tendência é que os novos players sejam mais cobrados, do mesmo modo que ocorre com as instituições tradicionais, disse Setubal. “Na medida em que essas empresas crescem, podem trazer risco sistêmico, e o regulador vai precisar atuar. Ao longo do tempo, esses incentivos vão se reduzir ou até acabar.”

A questão da isonomia regulatória também foi mencionada por Milton Maluhy Filho, que assumiu este ano a cadeira de presidente, no lugar de Cândido Bracher.

“O que não queremos é ‘desvantagem comparativa’. É importante ter ambiente regulatório isonômico. Somos a favor da competição e da concorrência, que traz benefícios para o cliente no final do dia”.

O objetivo do Itaú é ser uma empresa com ‘mindset digital’, afirmou Maluhy. E isso envolve se transformar em uma companhia mais horizontal e com menos hierarquia. “Não deixaremos de ser banco. Estamos num momento único, olhando para frente. E a palavra de orgem é ‘obsessão por cliente’, e assim temos nos guiado e organizado internamente. É por isso que temos feito transformação digital importante, e temos feito transformação cultural. Agora o que vamos fazer é intensificar essa jornada”, explicou.

Para Setubal, a tecnologia tem um papel imprescindível neste sentido. “Sem estar na nuvem, não tem como. Estamos com planos de chegar a 50% na nuvem até o fim do ano que vem. Não é só 50% da contabilidade, auditoria, mas 50% focado em sistemas de negócios”, afirmou.

O banco vem atuando para quadruplicar o acesso digital, disse André Rodrigues, diretor responsável pela área de varejo do Itaú. Segundo ele, a ‘ambição’ fará com que 50% das receitas da instituição venham do digital nos próximos anos. Segundo Ricardo Guerra, CTO do Itaú, alguns pilares são importantes para essa jornada.

Além da já citada tecnologia de ponta — com a adoção do modelo em nuvem — o outro critério envolve a velocidade em identificar e resolver as dores desses consumidores o que, segundo ele, só deve ocorrer com sucesso se houver autonomia dos times. “Hoje, 47% dos colaboradores elegíveis já atuam no modelo integrado. Até o fim de 2022, será 100%, o que significa 21 mil colaboradores. A gente vê isso no iti”.

O iti começou como carteira digital em novembro de 2019. Desde então, recebeu diversas funcionalidades, como pagamentos, Pix, recarga de celular e mais recentemente, cartão de crédito e crédito pessoal. Hoje com 7 milhões de clientes, o iti deve chegar a 15 milhões até o fim do ano, disse André Sapoznik, diretor responsável por pagamentos do banco

O uso de dados e analytics também foi apontado por Guerra como uma alternativa no trabalho de aproximação dos clientes, o que possibilita operar de forma competitiva no mercado. “Uma coisa é construção da fundação de dados, que envolve tech e infra. Outra é a utilização de dados e saber usar da melhor maneira esse volume é importante”. 

Guerra atribui essa evolução tecnológica do Itaú principalmente às pessoas. “De 2018 para cá, o time foi 2x mais produtivo, e entregou funcionalidades 43% mais rápidas. Aumentamos em 48% resiliência de aplicações”, disse.

Open Banking

O assunto também não poderia ficar de fora e foi levantado nas perguntas do público. “Temos praticamente o banco inteiro mobilizado, nos preparando para diversas fases. Na semana que vem, temos uma etapa importante com abertura de dados de recebíveis de cartão. Em seguida, abertura de dados de transações e extrato dos clientes”, disse Sponik.

Segundo ele, a preparação para essa fase envolve duas estratégias claras. A estratégia de ataque, cujo objetivo é oferecer para clientes que têm um relacionamento menor uma oportunidade de passar a se ainda mais relacionar com o Itaú. “E na defesa, buscar ‘blindar’ o relacionamento com clientes, oferecendo uma condição confortável para que continuem se relacionando conosco de maneira principal. Temos tradição de cuidar do dinheiro e dos dados dos clientes.”

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Danylo Martins é jornalista com dez anos de cobertura de finanças, empreendedorismo e inovação no setor financeiro. Com MBA em mercado de capitais, é vencedor de quatro prêmios de jornalismo econômico e colabora com o jornal Valor Econômico há oito anos. Teve passagens por Folha de S.Paulo e revista Você S/A.

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