Recém-lançada, Advocart aposta em soluções financeiras para advogados

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Mesmo com todas as barreiras que impedem a população a ter acesso ao ensino superior, o Brasil pode ser considerado o país dos bacharéis — sobretudo os de direito. Segundo estudo realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), em 2018 — portanto há pouco tempo — 1.502 cursos de graduação na área eram responsáveis por colocar mais de 1 milhão de pessoas neste mercado por ano.

Esta realidade é atraente para instituições financeiras, visto que, em média, um advogado em São Paulo ou no Rio de Janeiro (convenção coletiva de trabalho 2020/2021) chega a ganhar entre R$ 3 mil e R$ 5 mil no início da carreira e a depender do ramo de atuação. Não é de se estranhar que soluções financeiras para este público específico sejam cada vez mais criadas. Uma empresa que acaba de se lançar é a fintech Advocart.

Com o objetivo de ser um ‘superapp’ para estudantes e bacharéis de direito, advogados e escritórios de advocacia, a ideia para a criação da empresa começou quando um dos sócios, que é da área jurídica, passou a identificar uma série de demandas da classe, como a carência de soluções que atendessem à rotina financeira dos profissionais do setor.

Uma delas está relacionada ao ‘split’ de honorários, ou seja, a divisão financeira feita para cada profissional que trabalhou em um caso específico. “É um problema de 11 a cada 10 advogados”, conta o CEO e fundador da Advocart, João Amaral, em entrevista ao Finsiders. Segundo ele, ter essa solução automatizada evita a chamada bitributação, ou seja, que o mesmo imposto seja pago duas vezes.

Outro produto oferecido pela empresa ajuda a ampliar o acesso ao sistema judiciário, possibilitando aos advogados financiar os custos do processo para quem não dispõe de recursos, e receber os honorários à vista. A fintech ainda possui o Advocart Pay, que permite a antecipação de recebíveis por meio de cartão de crédito, débito ou boleto, entre outros serviços. Ao lado da fintech, estão parceiros como Creditas e Lendico.

Em duas semanas, a base de clientes da Advocart já superou os 5 mil clientes, conta João. “Esse número não surpreendeu porque a gente já vinha trabalhando nesse mercado”, conta. Um deles é a Jazz, plataforma de banking as a service (BaaS) que anunciou outras duas parcerias recentemente (a história você acompanhou com exclusividade por aqui).

Apesar do pouco tempo, a companhia já conta com cerca de 30 colaboradores em várias áreas como marketing, atendimento e gestão financeira. Além disso, todo o investimento inicial ocorreu por meio de recursos próprios. “Para escalar, nós vamos a  mercado, mas não agora”, adiantou o fundador.

E não para por aí. A Advocart deve lançar no próximo mês uma solução voltada para a aquisição de créditos judiciais, antecipou João com exclusividade. Para 2022, a estimativa de receita é de R$ 12,5 milhões, número que deve aumentar em oito vezes até 2024. Também para os próximos três anos, a expectativa é superar os 600 mil clientes na plataforma.

O CEO entende que o mercado está em expansão e cada vez mais disputado, mas evita falar quais empresas considera serem suas concorrentes. O fato é que, só no Estado de São Paulo, segundo a OAB, 330 mil advogados estão em atividade atualmente. “A tendência é criar produtos para que cada vez mais esse público entenda que nós somos uma solução interessante para eles”, diz João.

Neste contexto, a empresa de maquininhas Lucree lançou recentemente uma solução parecida com a da Advocart. Por meio de uma parceria com a entidade assistencial da OAB de Pernambuco, a fintech permite que os advogados recebam seus honorários de maneira parcelada. A empresa também conta com outros serviços, como conta digital, por exemplo. Vale lembrar que Lucree fechou um acordo com a Focus Financeira, de credit as a service (CaaS).

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Redação: Conteúdos produzidos pela equipe de jornalistas do Finsiders, além de artigos de executivos do setor

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