Às vésperas do IPO, Nubank tem lucro (na operação brasileira)

[et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”Título do Artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” background_image=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/05/BG-Live.png”][et_pb_row _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default”][et_pb_post_title date_format=”d/m/Y” comments=”off” featured_image=”off” _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” title_font=”Montserrat||||||||” title_text_color=”#023146″ title_font_size=”40px” meta_font=”Montserrat||||||||” meta_font_size=”18px” text_orientation=”center” author__hover_enabled=”on|desktop”][/et_pb_post_title][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ specialty=”on” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default”][et_pb_column type=”2_3″ specialty_columns=”2″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_row_inner _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column_inner saved_specialty_column_type=”2_3″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_post_title title=”off” meta=”off” force_fullwidth=”off” admin_label=”Imagem do artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default”][/et_pb_post_title][et_pb_text admin_label=”Texto do Artigo” _builder_version=”4.9.10″ text_font=”Montserrat||||||||” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” text_orientation=”justified” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″]

O Nubank conseguiu o primeiro lucro desde que foi fundado, há oito anos. Na última linha do balanço, o resultado ficou positivo em R$ 76 milhões, entre janeiro e junho deste ano, revertendo perdas de R$ 95 milhões em igual período de 2020.

Importante dizer que os números dizem respeito apenas à operação no Brasil, concentrada na Nu Pagamentos e suas subsidiárias. Ou seja, desconsidera os negócios no México e na Colômbia, que são mais recentes e estão demandando mais esforço de investimentos do neobank.

Ao final de junho, o Nubank passou de 41 milhões de clientes, um incremento de 60% ano contra ano — na comparação com o semestre anterior, o aumento foi de 25%, o que significa 40 mil novos clientes por dia, em média. No encerramento de 2020, a base tinha 33 milhões de clientes, uma evolução de 67,5% ante 2019.

No primeiro semestre, as receitas de intermediação financeira no Brasil atingiram aproximadamente R$ 4 bilhões, um crescimento de 91% em relação ao primeiro semestre de 2020.

“O fato de o resultado de intermediação financeira ter crescido em um ritmo superior ao das receitas de intermediação financeira significa que a nossa margem segue expandindo – ela passou de 45% para 47% do primeiro semestre de 2020 para o primeiro semestre de 2021”, diz o vice-presidente financeiro do Nubank, Guilherme Lago, em um post no blog da instituição.

De acordo com o executivo, o crescimento da intermediação foi puxado pelo uso crescente dos cartões pelos clientes do Nubank. O TPV ou que a instituição chama de “volume de compras” registrou R$ 92 bilhões no primeiro semestre deste ano, mais do que o dobro contra igual intervalo de 2020.

“Em resumo, o primeiro semestre de 2021 foi mais um reforço de que seguimos no caminho certo ao colocar nossos clientes no centro de tudo o que fazemos. Crescemos com foco nos clientes, desenvolvemos novos produtos e serviços e chegamos a ainda mais pessoas”, concluiu Guilherme no post.

O primeiro balanço no azul ocorre num momento em que o Nubank se prepara para fazer o seu aguardado IPO, com expectativa de levantar entre US$ 3 bilhões e US$ 5 bilhões, podendo valer entre US$ 70 bilhões e US$ 100 bilhões, conforme noticiou o Pipeline, site de negócios do Valor Econômico. Foram contratados para coordenar a operação Morgan Stanley (líder), Goldman Sachs e Citi.

O banco digital foi avaliado em US$ 30 bilhões em sua última rodada de captação, em junho, quando recebeu um aporte de US$ 500 milhões da Berkshire Hathaway, gestora de Warren Buffett.

Nos últimos meses, o banco digital vem ampliando o portfólio, num movimento de ‘rebundling’. A última novidade foi do cartão PJ, movimento que acompanha o crescimento da conta PJ no neobank.

Ainda em setembro, o Nubank habilitou o serviço de débito automático para programar pagamento de contas recorrentes pelo assistente de pagamentos, e tanto PF quanto PJ podem utilizar o benefício. E anunciou uma parceria com a Creditas para começar a oferecer os produtos de crédito da fintech de Sergio Furio aos clientes do banco digital — com o acordo de ter uma fatia de até 7,7% da empresa nos próximos dois anos.

Para reforçar sua oferta, o Nubank também tem ido às compras. Depois da Easynvest — transformada em Nu Invest — há dois meses, anunciou a compra da Spin Pay, plataforma de pagamentos instantâneos que oferece suporte ao varejo eletrônico com opção de usar Pix como forma de pagamento no check-out.

O balanço positivo, ainda que não represente o business todo, chega num contexto em que as fintechs vêm sendo desafiadas. De um lado, pelos investidores que estão cobrando resultado. Do outro, pela pressão feita por bancos para o ajuste na regulamentação, o que têm chamado de isonomia regulatória.

Há vários trimestres, o Nubank tem dito em suas comunicações sobre os resultados que não se preocupa com lucro, e operar no prejuízo faz parte da estratégia de crescimento com foco no longo prazo. Trata-se de uma lógica comum no ambiente de startups e de empresas de tecnologia. Resta saber por quanto tempo os investidores aguentam.

Leia também:

Arriba! Subsidiária do Nubank no México faz primeira aquisição no país

Nubank traz ex-diretora do Itaú Unibanco como VP de engenharia

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”TAGS – NÃO MEXER” _builder_version=”4.9.5″ _dynamic_attributes=”content” _module_preset=”default” text_font=”|600|||||||” text_text_color=”#023146″ link_font=”|600|||||||” link_text_color=”#023146″ locked=”off”]@ET-DC@eyJkeW5hbWljIjp0cnVlLCJjb250ZW50IjoicG9zdF90YWdzIiwic2V0dGluZ3MiOnsiYmVmb3JlIjoiVEFHUzogIiwiYWZ0ZXIiOiIiLCJsaW5rX3RvX3Rlcm1fcGFnZSI6Im9uIiwic2VwYXJhdG9yIjoiIHwgIiwiY2F0ZWdvcnlfdHlwZSI6InBvc3RfdGFnIn19@[/et_pb_text][/et_pb_column_inner][/et_pb_row_inner][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_signup mailchimp_list=”Finsiders Brasil|d1e4d69294″ first_name_field=”off” last_name_field=”off” success_message=”E-mail Cadastrado!” title=”Os principais empreendedores, investidores e executivos do setor leem. Junte-se a eles:” button_text=”Inscrever-se” admin_label=”Cadastro na News” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” header_text_align=”left” background_color=”#023146″ custom_button=”on” button_text_color=”#ffffff” button_bg_color=”#0c71c3″ button_border_width=”0px” border_radii=”on|4px|4px|4px|4px” locked=”off”][/et_pb_signup][et_pb_text admin_label=”Leia também” _builder_version=”4.9.5″ header_text_color=”#023146″ header_2_text_color=”#023146″ custom_margin=”||17px|||” locked=”off”]

Leia também:

[/et_pb_text][et_pb_blog fullwidth=”off” posts_number=”3″ include_categories=”current” meta_date=”d/m/Y” use_manual_excerpt=”off” show_more=”on” show_author=”off” show_date=”off” show_categories=”off” show_excerpt=”off” show_pagination=”off” admin_label=”Artigos relacionados” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” header_font=”|700|||||||” header_text_color=”#333333″ read_more_font=”|700|||||||” read_more_text_color=”#023146″ border_radii=”on|10px|10px|10px|10px” border_width_all=”0px” box_shadow_style=”preset2″][/et_pb_blog][/et_pb_column][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22″ custom_padding=”19px|||||”][et_pb_row column_structure=”1_3,2_3″ admin_label=”Autor – Redação” _builder_version=”4.9.6″ _module_preset=”default” custom_padding=”||0px|||” locked=”off”][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default”][et_pb_image src=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/06/Redacao-editor.png” title_text=”Redacao-editor” url=”https://www.linkedin.com/company/finsidersbrasil/” url_new_window=”on” align=”center” _builder_version=”4.9.6″ _module_preset=”default” width=”54%”][/et_pb_image][/et_pb_column][et_pb_column type=”2_3″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default”][et_pb_text _builder_version=”4.9.6″ text_font=”||||||||” text_text_color=”#333333″ text_font_size=”18px” header_text_color=”#ffffff” custom_margin=”55px|||||”]

Redação: Conteúdos produzidos pela equipe de jornalistas do Finsiders,
além de artigos de executivos do setor

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]