Fintech irlandesa Fenergo chega ao Brasil com plataforma digital de KYC

Um conteúdo Fenergo

[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” background_image=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/05/BG-Live.png” locked=”off”][et_pb_row _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default”][et_pb_post_title date_format=”d/m/Y” comments=”off” featured_image=”off” _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” title_font=”Montserrat||||||||” title_text_color=”#023146″ title_font_size=”40px” meta_font=”Montserrat||||||||” meta_font_size=”18px” text_orientation=”center” author__hover_enabled=”on|desktop”][/et_pb_post_title][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ specialty=”on” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” locked=”off”][et_pb_column type=”2_3″ specialty_columns=”2″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_row_inner _builder_version=”4.9.5″ background_color=”#ededed” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” custom_padding=”20px|20px|20px|20px|true|true”][et_pb_column_inner saved_specialty_column_type=”2_3″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_post_title title=”off” meta=”off” force_fullwidth=”off” admin_label=”Imagem do artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default”][/et_pb_post_title][et_pb_text _builder_version=”4.9.10″ _module_preset=”default” text_font=”Montserrat||||||||” text_orientation=”justified”]

Um conteúdo Fenergo

A concorrência no setor financeiro está mais acirrada, e tende a aumentar com a implementação do Open Banking, e sua evolução, o Open Finance. Em um ambiente mais competitivo, as instituições — incumbentes ou novos entrantes — precisam melhorar a experiência do cliente nos diferentes canais de acesso. Até porque os usuários têm comparado cada vez mais as ofertas.

Quase sete em cada dez (68%) brasileiros clientes de serviços financeiros consideram trocar de instituição em busca de uma experiência mais consistente, fluida e simplificada, segundo uma pesquisa feita pela consultoria Frost & Sullivan em parceria com a plataforma de comunicação em nuvem Infobip. Dentre aqueles que avaliam a substituição, 25% dizem que é extremamente provável que façam este movimento.

Em um cenário de maior competição, fidelizar a base de clientes é tão importante quanto a aquisição de novos consumidores. De olho nisso, a fintech irlandesa Fenergo desenvolveu uma plataforma em nuvem, no modelo software as a service (SaaS), que cobre todos os aspectos do ciclo de vida do cliente, fornecendo uma jornada 100% automatizada e orquestrada de ponta a ponta, desde o processo de onboarding inicial até a manutenção de eventos durante o “lifecycle” do cliente na instituição financeira.

“Outras empresas oferecem apenas soluções que resolvem pequenas partes do processo”, explica Paulo do Nascimento, diretor Latam na Fenergo.

Recém-chegada ao Brasil, a Fenergo traz um histórico de respeito. Hoje, é a principal fornecedora de tecnologias KYC (do inglês “conheça seu cliente”) digital e ciclo de vida do cliente, com mais de 80 clientes em todo o mundo. Na carteira global, estão nomes como Santander, BNP Paribas, Credit Suisse, Mizuho AmericasScotiabank, entre outros.

“A Fenergo tem um histórico comprovado de transformação de operações para as principais instituições financeiras do mundo. Estamos iniciando nossa estratégia na Latam este ano. Já temos conversas avançadas com as principais instituições financeiras da região”, conta Paulo.

A fintech quer mostrar às instituições financeiras brasileiras os benefícios que bancos ao redor do mundo estão obtendo com a digitalização das operações de front e middle office. Por exemplo, uma redução de 82% no tempo do onboarding, ou ainda uma economia de US$ 16 milhões em custos regulatórios ao longo de quatro anos, assim como a diminuição em 93% nos custos com KYC e prevenção à lavagem de dinheiro (AML, na sigla em inglês).

Em suma, ao digitalizar o processo de ciclo de vida do cliente, as instituições podem ter um processo de onboarding mais rápido e sem atrito, assim como uma melhor experiência do cliente e melhor eficiência operacional. Além de um item fundamental, que é o cumprimento de todas as regulamentações e normas de combate à lavagem de dinheiro e KYC.

Isso porque a plataforma desenvolvida pela Fenergo possui um motor inteligente de regras regulatórias (intelligent regulatory rules engine), que garante conformidade regulatória em mais de 100 jurisdições e várias estruturas regulatórias globais e locais durante todo o ciclo de vida do cliente.

“Não existe nenhum outro fornecedor com o mesmo conhecimento em serviços financeiros, conformidade regulatória e tecnologias para instituições financeiras no mundo todo”, diz Paulo. No total, a Fenergo tem mais de 850 especialistas em tecnologia e regulamentação, que se dedicam a criar tecnologias de ponta para proporcionar eficiências otimizadas, custos reduzidos e melhores jornadas em todo o ciclo de vida do cliente, explica Paulo.

Fundada em 2009 por Marc Murphy — executivo com mais de 18 anos de experiência no desenvolvimento, venda e entrega de tecnologia financeira empresarial para bancos globais –, a Fenergo se reposicionou em 2012 para uma fornecedora de soluções de software de gestão do ciclo de vida do cliente (lifecycle management).

De três clientes na América do Norte, saltou para mais de 80 em todos os continentes. Hoje, tem mais de 850 funcionários e 15 escritórios ao redor do mundo. Em junho deste ano, depois de três rodadas de investimento, foi adquirida pelas firmas de private equity Astorg e Bridgepoint, numa operação que avaliou a empresa irlandesa em mais de US$ 1 bilhão, alcançando o status mítico de unicórnio.

[/et_pb_text][et_pb_button button_url=”https://go.fenergo.com/brasil-homepage.html?utm_source=digital_advertising&utm_medium=finsiders&utm_term=fenergo-br-homepage” url_new_window=”on” button_text=”Saiba mais sobre a plataforma de KYC da Fenergo” button_alignment=”center” _builder_version=”4.9.10″ _module_preset=”default” custom_button=”on” button_text_size=”23px” button_text_color=”#2698ba” button_border_width=”1px” button_border_radius=”27px” button_letter_spacing=”0px” button_font=”|700||on|||||” button_text_size_tablet=”” button_text_size_phone=”15px” button_text_size_last_edited=”on|phone” box_shadow_style=”preset3″ locked=”off”][/et_pb_button][et_pb_text admin_label=”TAGS – NÃO MEXER” _builder_version=”4.9.5″ _dynamic_attributes=”content” _module_preset=”default” text_font=”|600|||||||” text_text_color=”#023146″ link_font=”|600|||||||” link_text_color=”#023146″ locked=”off”]@ET-DC@eyJkeW5hbWljIjp0cnVlLCJjb250ZW50IjoicG9zdF90YWdzIiwic2V0dGluZ3MiOnsiYmVmb3JlIjoiVEFHUzogIiwiYWZ0ZXIiOiIiLCJsaW5rX3RvX3Rlcm1fcGFnZSI6Im9uIiwic2VwYXJhdG9yIjoiIHwgIiwiY2F0ZWdvcnlfdHlwZSI6InBvc3RfdGFnIn19@[/et_pb_text][/et_pb_column_inner][/et_pb_row_inner][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_signup mailchimp_list=”Finsiders Brasil|d1e4d69294″ first_name_field=”off” last_name_field=”off” success_message=”E-mail Cadastrado!” title=”Os principais empreendedores, investidores e executivos do setor leem. Junte-se a eles:” button_text=”Inscrever-se” admin_label=”Cadastro na News” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” header_text_align=”left” background_color=”#023146″ custom_button=”on” button_text_color=”#ffffff” button_bg_color=”#0c71c3″ button_border_width=”0px” border_radii=”on|4px|4px|4px|4px” locked=”off”][/et_pb_signup][/et_pb_column][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22″ custom_padding=”19px|||||” locked=”off”][/et_pb_section]