Next alcança 8,3 milhões de clientes e lança marketplace

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A estratégia do next de unir banking e e-commerce ganhou nome hoje. O banco, que tem o Bradesco como principal acionista, lançou seu próprio marketplace, o nextShop. E já com um desafio grande, além da óbvia concorrência: engajar os 8,3 milhões de clientes alcançados em outubro.

Em banking, por este número – que corresponde a um crescimento de 149% em um ano – o next já se considera uma plataforma completa e consolidada. Além do básico (cartões, transações cotidianas, como Pix, TED, DOC, e empréstimos), a instituição oferece seguros e investimentos. Sem contar os produtos não financeiros (nextJoy, recarga de celular, venda de serviços de streaming e o Mimos).

Mas dentre seus pares, como o Inter, que já possuem seus próprios marketplaces, o next teve que correr atrás, ainda mais com o Black Friday se aproximando.

O CEO do next, Renato Ejnisman, deixa claro que a instituição entende que uma base crescente de clientes tem o ônus de sempre procurar oferecer praticidade e conveniência para realizar tarefas cotidianas em um único aplicativo. E não é só isso, isso tem que vir com vantagens até “agressivas”.

Em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (3), Ricardo Urada, no cargo de chief business development officer desde abril, explicou que entre os grandes diferenciais do nextShop estão: fácil usabilidade, sem muitas fricções no processo de compra (os cartões, do next e de outros bancos, podem ser armazenados dentro do app, por exemplo) e o cashback “agressivo” em sua avaliação.

Cada parceiro apresenta um percentual fixo de cashback que varia de 7,5% a 10%, válido e bastante visível para todos os seus produtos anunciados. Esse retorno é imediato e depositado na conta do cliente no next e ocorre em “segundos”, segundo o executivo.

Neste lançamento, o cliente terá acesso a mais de 13 mil ofertas nas categorias de telefonia, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, eletroportáteis, acessórios, informática e games.

A estreia conta com os varejistas Casas Bahia, Ponto e Extra (Via), Samsung, Philips, Philco, Multilaser, Saraiva, Arno, Britânia e Webfones, mas a ideia é expandir o número de parceiros “nas próximas semanas”. No ano que vem, o nexShop deve incluir outros setores: turismo, food delivery, mídia e logística.

A operação do nextShop será comandada por Leandro Zuntini (ex-Magalu), recém-chegado ao cargo de head de marketplace do next – área que compõe a vertical de novos negócios liderada por Urada.

Na conversa com jornalistas, os executivos evitaram detalhar suas expectativas, mas acreditam que, por meio de nextShop a escalada da base de cliente, pelo menos, continuará a dobrar a cada ano – até o fim do ano, a meta é chegar a 10 milhões de clientes, conforme disse Renato em conversa recente. Além disso, prepara o next para um possível IPO.

Segundo Renato, o lançamento de hoje marca um começo de uma nova fase da instituição financeira, que passa por um processo de desacoplamento do Bradesco iniciado em setembro do ano passado – quando o banco digital deixou de ser apenas um departamento na instituição tradicional.

O marketplace, somado aos investimentos em analytics e big data, permite que o banco conheça o cliente com mais profundidade, engajando e atraindo novos consumidores.

Ano movimentado

A empresa iniciou este ano com 3,7 milhões de clientes e, de lá pra cá, vem ampliando a oferta, trazendo seguro de vida e novas alternativas de investimentos. Nos últimos seis meses, a quantidade de marcas presentes de forma fixa na plataforma Mimos passou de 22 para 68, sem contar com as que realizam promoções em datas especiais.

Assim como outros concorrentes, como Nubank (que trouxe Anitta para o board) e Banco Pan (que contratou Luciano Huck como membro consultivo), o next também apostou em figuras conhecidas do público para divulgar ainda mais a marca. Além da embaixadora Tatá Werneck, o banco digital conta a participação de influenciadores digitais em suas campanhas, que conversam com nichos específicos e gamers de sucesso como Nobru, FalleN e Cherrygumms.

Para um novo posicionamento de marketing, trouxe Armando Areias (ex-PicPay), conforme anúncio no começo de outubro. Em setembro, o banco digital contratou Laura Chavez, ex-Itaú como CPO (Chief Product Officer), a primeira mulher a compor o quadro de c-levels da instituição.

Além de Ricardo Urada e Leandro Zuntini (ex-Magalu), Flavio Perete (ex-Rappi) entra para o grupo de recentes contratações. Ele atua como head de parcerias.

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Redação: Conteúdos produzidos pela equipe de jornalistas do Finsiders,
além de artigos de executivos do setor

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