Pluggy conclui captação e levanta cerca de R$ 10 milhões

A Pluggy, fintech especializada no desenvolvimento de APIs para acesso aos dados financeiros do Open Finance, acaba de concluir uma extensão da rodada pré-seed, que havia sido anunciada em agosto do ano passado. Com esse complemento, a empresa encerra o round, captando cerca de R$ 10 milhões.

No captable, entre outros, estão investidores como Y Combinator, Gávea Angels, Plug and Play, Urca Angels e Brazil Venture Capital, conforme dados disponíveis no Crunchbase.

A extensão do aporte ocorreu no modelo SAFE (Simple Agreement for Future Equity), criado pela Y Combinator para facilitar a captação das startups early-stage.

Fundada em 2020 por cinco sócios — três brasileiros (Bruno Loiola, Rogério Corrêa e Victor Urano) e dois argentinos (Federico Miras e Gabriel Pan Gantes) —, a Pluggy é especialista na captura e enriquecimento dos dados financeiros do Open Finance.

Atualmente, soma mais de 70 clientes, que utilizam sua tecnologia de APIs, por meio do acesso ao histórico de dados financeiros e de análise do comportamento dos consumidores de mais de 18 instituições financeiras e corretoras.

Bruno Loiola, cofundador da Pluggy (Divulgação)
Bruno Loiola, cofundador da Pluggy (Divulgação)

Com o cheque, a fintech pretende alavancar o desenvolvimento de suas soluções para oferecer um escopo mais abrangente de dados e inteligência, viabilizando que mais negócios possam se beneficiar do Open Finance.

O recurso ajudará a financiar o desenvolvimento de novos conectores e modelos de machine learning, que devem simplificar e democratizar o uso dos dados, permitindo que empresas com capacidades analíticas limitadas adotem soluções sofisticadas baseadas nos dados do Open Finance.

“Queremos aprimorar nosso produto e a experiência dos nossos mais de 70 clientes”, diz Bruno Loiola, cofundador da Pluggy, em comunicado. “Por isso, vamos investir a maior parte dos recursos no crescimento da equipe de engenharia e sucesso do cliente.”

Desde o início do negócio, a Pluggy passou por diversos programas de aceleração, como Y Combinator, Plug and Play, Oxigênio Aceleradora (da Porto), Liga Ventures e LIFT Lab, do Banco Central (BC).

Há dois meses, a fintech divulgou uma parceria estratégica com a B3, em um acordo que possibilitará o desenvolvimento de soluções de dados atreladas ao Open Finance com foco para o mercado financeiro, crédito e varejo.

A Pluggy faz parte de um grupo de fintechs com soluções para o Open Finance no país. Nessa lista estão players como Belvo, Klavi, Quanto, Finansystech, entre outros.

Leia também:

Bancos priorizam segurança cibernética, IA e Open Finance

Artigo | O que esperar do Open Finance em 2022

Carlos A. de Oliveira: Prepare-se, Open Finance será uma jornada sem fim

Poucos entendem o que é Open Banking. E daí?