Fintechs

Darwin Seguros é a nova investida do CVC do banco BV - Finsiders

E não é que as insurtechs continuam despertando interesse dos investidores? Hoje foi a vez da Darwin Seguros anunciar uma nova captação. A startup acaba de levantar R$ 43 milhões em uma rodada pré-Série A liderada pelo braço de Corporate Venture Capital (CVC) do banco BV. A notícia é do portal Finsiders.

O round contou, ainda, com investidores que já tinham assinado o cheque na captação anterior — um seed money de R$ 11 milhões, anunciado há um ano. Fizeram follow-on agora a gestora Invisto Capital e os irmãos Heilberg, sócios-fundadores da HIX Capital. A rodada trouxe para o captable também Álvaro Augusto de Freitas Vidigal, o ‘Guti’, fundador e CEO da corretora Singulare (antiga Socopa).

“Esse novo aporte nos dá um runway importante, além de permitir investir ainda mais em nossa tecnologia, experiência do cliente e atração de talentos”, diz Carlos Alberto Souza Barros, cofundador da Darwin Seguros, em nota.

O empreendedor explica que a conversa com o BV começou como uma parceria de distribuição de seguros e “rapidamente” evoluiu para o investimento. “Com o BV, a Darwin Seguros ganha acesso a uma base de 4,7 milhões de clientes ativos, uma das maiores corretoras do país, mais de 20 mil lojistas e muito know-how no setor.”

A rodada vem num momento em que a insurtech se prepara para estrear no mercado. Em agosto, a Darwin lançará seu primeiro produto, um seguro de automóvel que usará sistema de telemetria no celular do segurado para avaliar seu perfil de dirigibilidade, seu estilo de vida e, assim, precificar o seguro pelo risco gerado pelo motorista.

A jornada será 100% digital, desde a cotação até o pagamento da indenização. Na nota, a startup diz não acreditar no sistema padrão de “preço médio” usado pelo mercado.

Há duas semanas, a Darwin foi aprovada pela Susep para se tornar seguradora digital dentro da segunda edição do sandbox regulatório, assim como ocorreu com a Pier, participante da primeira edição do ambiente experimental, que no mês passado recebeu do regulador a licença definitiva.

“Com as nossas parcerias de distribuição, resseguros e outras parcerias comerciais, planejamos iniciar o pedido de licença definitiva até o final de 2023”, comenta Firmino Freitas, cofundador da Darwin Seguros, na nota.

Para o banco BV, um dos principais bancos em financiamento de automóveis, a parceria é promissora. “Nossa ambição é fornecer aos clientes soluções completas relacionadas ao ecossistema automotivo”, afirma Daniel Monteiro, diretor de seguros do banco BV. “A Darwin se encaixa perfeitamente nisso.”

Insurtechs

O interesse de veículos de Venture Capital e CVC por soluções em seguros tem explicação. O mercado segurador representa apenas 4,1% do PIB brasileiro, com produtos que ainda têm baixa penetração. Mesmo em auto — a modalidade mais popular — apenas 30% dos carros são segurados.Não faltam, por óbvio, insurtechs dispostas a mudar esse quadro, especialmente em auto. Uma delas é a Thinkseg — do ex-BTG André Gregori –, pioneira no seguro auto com apólice ‘liga-desliga’ no Brasil. Estão entre os players, ainda, nomes como Pier, Justos e Youse (da Caixa Seguradora).


Finsiders é uma plataforma de conteúdo especializada no ecossistema de fintechs, fundada pelo jornalista Danylo Martins