Fintechs

Nubank engrossa lista de bancos que oferecem Pix no crédito - Finsiders

Enquanto o Banco Central (BC) não lança o Pix Garantido, as fintechs vêm desenvolvendo novas soluções para se valer da popularidade do sistema de pagamento instantâneo. O Nubank acaba de colocar no ar o Pix no crédito. A notícia é do Finsiders.

Para aproveitar a velha cultura do parcelamento do brasileiro — que até ganhou nome pomposo lá fora, como ‘buy now, pay later’ (BNPL) –, o banco digital agora vai permitir que o cliente utilize o limite do cartão de crédito para realizar pagamentos via Pix.

Em nota, o Nubank informa que os clientes poderão escolher pagar em uma só vez ou em até 12 parcelas, com o que chama de “taxas justas e transparentes”.

No aplicativo, os usuários poderão simular as parcelas em tempo real e conferir as taxas que serão cobradas antes de confirmar a transação. O limite das transferências está atrelado ao limite disponível no cartão de crédito do cliente.

“O Pix está crescendo cada vez mais no mercado varejista e de serviços, e muitos comerciantes oferecem um desconto pelo seu uso”, comenta Jeremy Selesner, diretor da área de cartões do Nubank, no texto. “Com o Pix no crédito, oferecemos aos clientes uma alternativa para aproveitar esses descontos, ao mesmo tempo em que permitimos parcelar a compra para melhor adequar às suas necessidades financeiras.”

Na primeira fase do lançamento, a funcionalidade foi testada por membros da NuCommunity, espaço online de relacionamento com os clientes que já tem mais de 300 mil usuários. A partir de hoje (21), o Pix no crédito está disponível para uma parcela reduzida de clientes e será liberado gradualmente para a base total, hoje com quase 60 milhões.

Recentemente, o Nubank também anunciou a funcionalidade do Pix recorrente na conta corrente, em que os clientes PF e PJ podem agendar as transferências via Pix com frequência mensal e automatizada. Em outras palavras, uma espécie de débito automático no Pix.

O banco digital é a segunda instituição financeira no país com a maior quantidade de chaves Pix, conforme dados do BC coletados pelo próprio Nubank. A fintech chegou a ter no início do Pix o maior de chaves cadastradas, ao lado do Mercado Pago, segundo informações divulgadas pelo regulador à época.

Concorrência

O Nubank não é o primeiro banco digital ou fintech a oferecer o Pix usando o limite do cartão de crédito.

Em março, a RecargaPay incluiu essa funcionalidade em seu aplicativo, que também conta com o que ela chama de “Pix now, pay later”, modalidade em que os clientes elegíveis podem realizar um Pix e pagar só depois.Outras instituições, como PicPay, Bradesco, BancoBV e Digio, também possuem o serviço.


Finsiders é uma plataforma de conteúdo especializada no ecossistema de fintechs, fundada pelo jornalista Danylo Martins

LEIA MAIS NOTÍCIAS EM PARCERIA COM FINSIDERS: