Em quarta aquisição, Dimensa compra RBM por R$ 30 milhões

A Dimensa — empresa controlada pela Totvs e que tem a B3 como sócia — está pagando R$ 30 milhões por 100% da RBM

A Dimensa, companhia especializada em tecnologia e infraestrutura para operações financeiras, acaba de anunciar a aquisição da RBM WEB, que desenvolve soluções para core bancário nos mercados de fintechs, instituições financeiras (incluindo SCDs), FIDCs, securitizadoras e fomento.

A companhia — controlada pela Totvs e que tem a B3 como sócia — está pagando R$ 30 milhões por 100% da RBM. O acordo prevê o pagamento de preço de compra complementar sujeito ao atingimento de metas estabelecidas para a RBM e ao cumprimento de determinadas condições, diz o comunicado ao mercado, divulgado na noite desta quarta-feira (17).

Fundada em 2006 em Minas Gerais, a RBM oferece soluções como sistemas de gestão, conta digital, integração de correspondentes bancários, análise de dados, entre outras, por meio do que chama de “nuvem de soluções”.

Com capilaridade nacional, a RBM tem mais de 150 clientes e registrou receita bruta anualizada de aproximadamente R$ 13 milhões, com base no resultado de julho, informa o comunicado divulgado pela Dimensa.

“As soluções da RBM têm muita sinergia com nossos produtos para gestão de crédito e já integram com nossas soluções de antifraude, onboarding digital e background check”, afirma Denis Piovezan, CEO da Dimensa, no texto.

Contexto

A RBM é a quarta aquisição da Dimensa neste ano. Em janeiro, comprou a InovaMind Tech, de inteligência artificial e big data. No mês seguinte, adquiriu a Mobile2you, mobile house que desenvolve apps financeiros para empresas que buscam entrar no mercado de fintechs. E em março, fechou a aquisição da Vadu, plataforma de soluções de análise, automação e monitoramento para o mercado de crédito.

A Dimensa é fruto de uma joint-venture (JV) entre Totvs e B3, anunciada em julho do ano passado e aprovada em outubro daquele ano pelo Cade e pela CVM. Controlada pela Totvs, a companhia recebeu um aporte primário de R$ 600 milhões da B3, que detém 37,5% do negócio.

A Dimensa tem um portfólio que inclui uma plataforma para processamento e controle de middle e back offices de fundos de investimentos, além de soluções especializadas para gestão de bancos, fintechs, cooperativas de crédito, corretoras, seguradoras, entre outros produtos.

Entre os clientes da companhia, estão mais de 140 instituições financeiras, incluindo 9 dos 10 maiores bancos. A Dimensa realiza mais de 5 milhões de operações de crédito e processa mais de R$ 12 trilhões em ativos diariamente por meio de suas plataformas.

“Queremos nos posicionar com oferta de ponta a ponta para instituições financeiras”, disse o CEO, Denis Piovezan, em conversa com o Finsiders, em maio deste ano. “A ideia é criar uma oferta muito ampla de produtos e serviços para atender toda a indústria.”

Um de seus lançamentos recentes foi o workflow para crédito, uma ferramenta desenvolvida após a aquisição da Vadu. O produto, segundo a companhia, otimiza os processos de concessão de crédito, integrando automação, inteligência artificial (IA) e big data em uma única plataforma.

Em tecnologias B2B para o setor financeiro, a Dimensa não está sozinha. A Sinqia, por exemplo, já realizou 23 aquisições, além de mais de 90 investimentos — entre aportes diretos e indiretos, por meio de fundos de Venture Capital como Astella, Canary e Parallax –, conforme matéria recente da Exame.

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