RADAR: PicPay lança 'P2P lending' para empresas e Nubank entra em crédito com garantia

As fintechs PicPay e Nubank anunciaram nesta quinta-feira (3) a ampliação do portfólio com P2P lending para empresas e crédito com garantia

O PicPay lançou hoje a modalidade de empréstimo peer-to-peer (P2P lending) para empresas. Em outras palavras, a plataforma vai possibilitar que os usuários possam emprestar para companhia diretamente pelo app. Segundo a fintech, o retorno da aplicação é de até 20,15% ao ano, o que representa 147% do CDI.

Inicialmente, os usuários que desejarem investir vão poder adquirir cotas de empresas do Grupo J&F, controlador do PicPay. Entre elas, estão as companhias Âmbar Energia, Flora Urbanismos e JBS. Em breve, novas empresas e de diferentes setores devem captar recursos na plataforma.

Desde o ano passado, o PicPay permite que pessoas invistam e peçam emprestado no chamado “clube de empréstimos”, e vem notando um amplo interesse sobre o produto. Segundo a companhia, a base de investidores cresce cerca de 25% por mês e o volume captado já é 10 vezes maior do que nos primeiros meses.

Empréstimo com garantia

Quem também ampliou seu portfólio foi o Nubank, que acaba de anunciar a entrada no mercado de empréstimos com garantia. O banco digital colocou no ar uma linha de crédito tendo como colateral as aplicações feitas pelos clientes na função “Resgate planejado” do app.

“Nossa proposta é dar aos clientes mais uma opção de crédito – inclusive em casos de pessoas que nunca conseguiram ter acesso a esse tipo de recurso – para que possam resolver imprevistos sem que tenham que mobilizar seu dinheiro guardado”, diz Jessica Paul, líder da área de empréstimos do Nubank, em nota.

Durante todo o prazo do empréstimo, que pode chegar a 24 meses, os recursos aplicados pelo cliente na função “Resgate planejado” permanecerão rendendo no percentual estipulado no momento do investimento.

Se a pessoa tiver vários Resgates Planejados, ela não poderá escolher qual usar ou quanto depositar em garantia. A regra inicial é automática: a partir de R$ 100,00 tomados como empréstimo, é selecionada a aplicação de maior valor para ser usada como garantia, e o montante ficará bloqueado durante a vigência do empréstimo.

Em caso de atraso no pagamento da parcela, a garantia será utilizada para ajudar o cliente a ficar em dia novamente. Nesses casos, ela será acionada para cobrir o maior número de prestações possíveis restantes.

Segundo o Nubank, os valores e taxas de juros podem variar e são definidos conforme a análise individual do perfil de cada cliente elegível para a contratação do empréstimo com garantia. Essa avaliação ocorre por diferentes métodos, incluindo modelos de inteligência artificial. Em poucos cliques, é possível também antecipar o pagamento de parcelas com descontos.

Leia também:

PicPay cria hub de Open Finance e vai lançar iniciação de pagamentos

Modelos tradicionais de crédito ficaram para trás, dizem executivos

BC autoriza funcionamento da fintech de crédito do Sebrae

Ame, da Americanas, e Ewally, investida do Carrefour, recebem aval para operar como IP