As 10 fintechs mais atraentes para corporações, segundo a 100 Open Startups

O Finsiders conta em primeira mão quais foram as fintechs mais bem no ranking setorial da edição 2022 do 100 Open Startups

A plataforma de inovação aberta 100 Open Startups acaba de divulgar a lista das startups mais atraentes para o mercado corporativo no país. Como nas duas edições anteriores (2021 e 2020), o Finsiders conta em primeira mão quais são as fintechs mais bem no ranking setorial.

Publicado anualmente desde 2016, o ranking é usado como referência por grandes companhias e investidores. Fintechs como MEI Fácil (comprada pela Neon), GetMore (adquirida pelo will bank) e Zro Bank já passaram pelo filtro nos anos anteriores.

Na edição de 2022, as três fintechs mais bem colocadas, nessa ordem, foram Banco Útil, VExpenses e Planium (confira a lista das Top 10 ao final do texto). Em relação à edição do ano passado, Banco Útil e VExpenses apenas trocaram de posição. Já a Planium subiu uma colocação, ocupando o lugar que era da Suthub, agora em quarto.

De acordo com a 100 Open Startups, entre as fintechs, foram 207 startups com contratos validados de open innovation com corporações, número que representa um crescimento de 83% ante o ano passado. As fintechs são a comunidade com maior quantidade de open startups que tiveram contratos em 2022, somando mais de 440.

Já em relação à intensidade dos relacionamentos desenvolvidos com as corporações, as fintechs tiveram um aumento de 60% na atividade de open innovation, alcançando um total de 10.104 pontos no ranking deste ano. Desde 2016, quando teve início a apuração do ranking, o aumento geral de intensidade da prática foi de 93 vezes [leia sobre a metodologia do ranking].

Segundo a 100 Open Startups, as tendências de inovação mais exploradas entre as fintechs foram inteligência artificial (IA), cloud computing e big data & analytics. A indústria que mais se relacionou com esse tipo de startup foi serviços financeiros, com 5,7% dos relacionamentos, seguida por transporte e logística (4,6%) e bens de consumo e alimentação (4,0%).

De modo geral, o ranking da 100 Open Startups contabilizou mais de 25 mil open startups cadastradas, sendo 3.821 com contratos validados — cerca de 36% mais que as 18 mil cadastradas no ano passado, quando 2.414 tiveram contratos validados.

“Com todo o entusiasmo, afirmo que o Brasil possui a maior e mais vibrante comunidade de open innovation com startups do mundo. Tenho certeza que as soluções das open startups ajudarão a transformar o mercado e a sociedade”, destaca Bruno Rondani, fundador e CEO da 100 Open Startups.

Conheça as Top 10 Fintechs do Ranking 100 Open Startups 2022:
  1. Banco Útil: solução que centraliza os pagamentos de todos os tributos
  2. VExpenses: plataforma de gestão de despesas corporativas
  3. Planium: solução de plano de saúde 100% digital
  4. Suthub: ecossistema que integra seguradoras, assistências, meios de pagamento, corretoras e canais
  5. Stuo Expense: super app para gestão de despesas corporativas
  6. Leverpro: solução de utomatização das demonstrações financeiras como DRE, BP e fluxo de caixa das empresas
  7. Uffa: solução para facilitar o gerenciamento recebíveis, automatizar processos e fluxo de mensagens
  8. OmniHunter – Assets Recovery: plataforma colaborativa O2O de recuperação de ativos
  9. Pluggy: fintech especializada no desenvolvimento de APIs para acesso aos dados financeiros do Open Finance
  10. Acertpix: soluções automatizadas de verificação e análise de documentos

Leia também:

Volume investido em fintechs despenca no terceiro trimestre

Artigo: Um panorama da evolução do mercado das fintechs

Banco Carrefour investe em VCs e lança novo programa de aceleração

Artigo | Open Finance: inovação aberta aplicada a negócios