Kamino lança plano gratuito para crescer com PMEs

Com as novas ofertas, o plano da fintech é aumentar a sua base de clientes em 150% até o fim do ano, diz o CEO ao portal Startups

A Kamino, fintech de soluções para gestão financeira, despesas corporativas e pagamentos, repaginou a sua oferta para impulsionar seu crescimento, de olho especialmente em clientes de pequeno e médio porte. As novidades incluem o lançamento de um cartão de crédito para PMEs, assim como a criação de planos para sua plataforma, incluindo um ‘tier’ gratuito.

O plano com as novas ofertas é de aumentar a sua base de clientes em 150% até o fim do ano. Já o crescimento do volume transacionado (TPV) projetado é da ordem de 250%. Nos primeiros oito meses de 2023, a fintech registrou um crescimento de 64% na carteira de empresas atendidas.

A nova oferta consiste em três ‘tiers’ de planos – o primeiro gratuito e dois pagos. A versão gratuita, chamada Compass, oferece uma experiência mais básica. Inclui a emissão de cartões de crédito, conciliação automática e insights sobre o uso destes cartões. “Criamos uma primeira ferramenta para que as empresas tenham uma gestão mais aprimorada das despesas”, explica Gonzalo Parejo, cofundador e CEO da Kamino, em entrevista ao Startups.

Open Banking

Pulando para o ‘tier’ intemediário e pago – chamado North – são disponibilizados recursos para automatizar os pagamentos da empresa, utilizando integrações de Open Banking para operar diferentes contas bancárias, além da conta da Kamino.

“Com o North, queremos reduzir o esforço para pagar muitas contas. Empresas com mais de 50 pagamentos por mês perdem muito tempo operando o internet banking e registrando isso em um Excel ou ERP”, pontua Benjamin Gleason, CSO e cofundador da fintech.

No terceiro – e mais avançado – plano, chamado Track, além das funcionalidades do Compass e North, 100% das contas a pagar e a receber são automatizadas. Até então, essa era a versão oferecida pela Kamino aos clientes, que pagavam para utilizar esta plataforma mais completa.

“Com essa mudança, estamos ajustando a estratégia para adquirir mais clientes, assim como aumentar o portfólio de opções para cada tipo de cliente”, avalia Gonzalo. De acordo com ele, o foco é mostrar eficiência em diferentes modelos, ajudando os clientes a crescer. E, claro, ajudando-os a evoluir nos planos.

“Uma PME vai gostar da experiência com o cartão e a conta gratuita. Mas a expectativa é que eles queiram a mesma experiência aplicada a todas as suas contas bancárias, dentro da nossa plataforma”, revela o CEO. Segundo ele, empresas de pequenos e médio porte costumam trabalhar com dois a três bancos, em média.

Planos e concorrência

A mudança no portfólio da Kamino chega na mesma época em que outra empresa concorrente anunciou mudanças em sua oferta. A Cora lançou no começo do mês um serviço de assinatura, chamado Cora Pro, trazendo recursos adicionais à sua conta tradicional, como a personalização de boletos e a integração direta via API, para pequenos negócios.

Segundo a fintech, a ideia com esse pacote é alcançar um público que está em um momento mais avançado na gestão da sua empresa, cobrando uma mensalidade de R$ 44,90. De acordo com o CEO da Cora, Igor Senra, a medida faz parte do plano para levar a companhia ao breakeven até o fim do ano, atraindo uma parcela da base (cerca de um milhão de PJs) interessada em pagar um pouco mais por recursos premium.

Kamino não abre os valores dos planos, que podem variar de empresa para empresa. A fintech afirma apenas que “os produtos geram economias de mais de 200hs por mês, o que gera retornos sobre o investimento na casa dos três dígitos”.

No ano passado, a Kamino levantou uma das maiores rodadas pré-seed vistas no país. Captou US$ 6,1 milhões, em aporte liderado pelo fundo Inspired Capital, que também teve a participação de fundos como Global Founders Capital, Fontes (fundo early stage de QED Investors), Picus Capital, entre outros.

Com o aporte, a companhia lançou o chamado corporate service, com conta digital e cartão para empresas. Neste ano, incorporou a startup Nimbly, iniciando as operações de plataforma, com cartão e conta proprietários embarcados no sistema.

*Conteúdo publicado originalmente pelo portal parceiro Startups

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