Plataforma de pagamento de compras online do Nubank recebe licença de IP

A NuPay for Business obteve autorização para operar como IP nas modalidades credenciador, emissor de moeda eletrônica e iniciador

O Nubank acaba de receber aval do Banco Central (BC) para que sua controlada NuPay for Business passe a operar como uma instituição de pagamento (IP). A autorização é válida para as modalidades de credenciador, emissor de moeda eletrônica (permite gerir contas de pagamento pré-pagas) e iniciador de transação de pagamento (ITP). 

Segundo publicação no Diário Oficial da União desta nesta quarta-feira, a IP da NuPay for Business nasce com capital social de R$ 113,7 milhões. O controlador direto é a IP da companhia, a Nu Pagamentos, e o indireto é o fundador e CEO do Nubank, David Vélez. 

Em uma breve resposta ao Finsiders, o banco disse que a autorização anunciada hoje é parte natural da aquisição da Spin Pay pelo Nubank, em agosto de 2021. “O processo já estava em andamento e agora teve sua finalização, dentro do período regulatório previsto”, afirmou.

Evolução

A NuPay for Business (novo nome da Spin Pay) é a responsável pela integração da infraestrutura do NuPay com grandes plataformas de e-commerce. Lançada em março de 2022, a solução de pagamentos online do banco digital está presente em mais de 370 varejistas parceiros, conforme informações do site.

O método de pagamento pode ser integrado diretamente nas plataformas de e-commerce parceiras ou via API em diferentes sistemas do varejo.

Nos últimos meses, o banco vem fechando parcerias importantes para avançar nessa frente. A mais recente delas, divulgada há cerca de dois meses, foi com o Ebanx. No primeiro semestre, o Nubank também anunciou acordos com iFood e Uber.

Mercado

A evolução do NuPay ocorre num momento de expansão do Pix e de outros métodos de pagamento de compras no comércio eletrônico, que deve movimentar R$ 186 bilhões neste ano no Brasil, nas contas da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Os ventos são favoráveis também se considerarmos que um dos principais casos de uso da iniciação de transação de pagamento (ITP) é a justamente a experiência no check-out de e-commerces.

Leia também:

Case de sucesso, Pix soma 24% das transações no e-commerce

Nubank amplia atuação no México e entra em crédito pessoal

Como evolui a iniciação de pagamento, na visão de 6 bancos e fintechs