Com 7 meses, FretePago quer elevar em 15x volume de crédito este ano

Foto: Antonino Visalli/Unsplash
Foto: Antonino Visalli/Unsplash

[et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”Título do Artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” background_image=”https://finsiders.com.br/wp-content/uploads/2021/05/BG-Live.png” global_colors_info=”{}”][et_pb_row _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_post_title date_format=”d/m/Y” comments=”off” featured_image=”off” _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” title_font=”Montserrat||||||||” title_text_color=”#023146″ title_font_size=”40px” meta_font=”Montserrat||||||||” meta_font_size=”18px” text_orientation=”center” global_colors_info=”{}” author__hover_enabled=”on|desktop”][/et_pb_post_title][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ specialty=”on” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”2_3″ specialty_columns=”2″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_row_inner _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” global_colors_info=”{}”][et_pb_column_inner saved_specialty_column_type=”2_3″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_post_title title=”off” meta=”off” force_fullwidth=”off” admin_label=”Imagem do artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][/et_pb_post_title][et_pb_text admin_label=”Texto do Artigo” _builder_version=”4.14.2″ text_font=”Montserrat||||||||” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” text_orientation=”justified” hover_enabled=”0″ global_colors_info=”{}” sticky_enabled=”0″]

Uma pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), sobre o impacto da Covid no transporte após um ano de pandemia, mostrou que 43,4% das empresas de transporte solicitaram crédito em 2021. Destas, quase metade teve o acesso negado pelas instituições financeiras.

Ainda segundo o estudo, quase 56% das que tiveram respostas negativas usariam os recursos como capital de giro; pouco mais de um terço solicitou empréstimo em virtude de capacidade comprometida de pagamento, enquanto quase um quinto afirmou possuir restrições de crédito.

Foi neste cenário que a FretePago, fintech da plataforma de fretes FreteBras, nasceu, há cerca de sete meses.

Em setembro do ano passado, trouxe o ex-PayPal, Thiago Chueiri, para liderar a vertical a qual tinha acabado de liberar R$ 10 milhões de capital de giro para as transportadoras. Conforme foi noticiado pelo Finsiders na época, cem empresas tinham feito o pedido.

De lá para cá, essa frente se consolidou com o carro-chefe (com o perdão do trocadilho) da empresa e foi criada uma conta digital para caminhoneiros. Assim, a FretePago fechou seu ano de estreia com R$ 56 milhões emprestados, com mais de R$ 100 milhões em pagamentos de fretes intermediados.

Para 2022, a fintech espera aumentar em 15x o volume de crédito concedido, chegando ao número de 1,2 mil transportadoras usando os serviços da fintech. Em dois anos, a previsão é de que metade dos caminhoneiros autônomos do Brasil, isto é, cerca de 350 mil, tenham conta ativa. Os planos são, de fato, ambiciosos.

Em entrevista exclusiva ao Finsiders, Thiago comenta que o time vai crescer de 22 para 70 pessoas dentro da FretePago. Além disso, a intenção é de internalizar todos os produtos da fintech no marketplace da FreteBras, com alcance de 17 mil empresas e 600 mil caminhoneiros. “Queremos trazer mais conveniência”, diz.

Foto: Thiago Chueiri, diretor da FretePago (Divulgação)
Foto: Thiago Chueiri, diretor da FretePago (Divulgação)

Para escalar o crédito. a empresa está estruturando um FIDC que deverá ser aberto para investidores entre o final deste trimestre e o início do próximo.

A FreteBras teve um aporte de US$ 17 milhões, em outubro de 2020, do Fundo de Tecnologia Limpa (CTF), do BID Invest, membro do Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Em novembro de 2021, a empresa se uniu a CargoX, após rodada liderada pelos fundos SoftBank e Tencent e com um investimento de US$ 200 milhões.

A combinação dos negócios deu origem ao grupo Frete.com, que entrou para o seleto clube de unicórnios do país.

A FretePago também quer contar com uma rede de parceiros para escalar. Esse projeto “está em construção”, nas palavras do executivo, mas o foco neste momento será em estabelecer parcerias com os postos, que representam 50% dos custos para o caminhoneiro autônomo. A meta é ter 400 postos dentro dessa rede.

Ao mesmo tempo, segundo o executivo, a integração da FretePago dentro do ecossistema FreteBras também tem como objetivo melhorar as condições das transações financeiras realizadas no setor de transportes e logística, trazendo mais segurança.

“Para a transportadora, conseguiremos diminuir o risco de fraudes e desvio de carga, dando mais fôlego para que ela realize suas operações. Para o caminhoneiro, teremos a garantia de que os pagamentos serão feitos dentro do prazo, eliminando os riscos de calote.”

‘Siga bem caminhoneiro’

Por ser um trabalho essencial para a economia brasileira, o que não faltam são empresas que atuam oferecendo soluções financeiras para os caminhoneiros e/ou transportadoras.

Em dezembro último, a Greenpass, empresa de soluções white-label de mobilidade, uniu-se à Mastercard para lançar a primeira carteira digital white-label do país com foco em caminhoneiros.

Outro exemplo é a Target, que recentemente, mudou seu posicionamento e incluiu o “bank” em seu nome, com o intuito de se tornar um banco digital completo. A expectativa da Target Bank é movimentar cerca de R$ 100 milhões em empréstimos principalmente para o setor de frigoríficos neste ano, conforme publicação da Exame.

Ainda no meio do ano passado, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) e seu braço financeiro, a Volkswagen Financial Services, colocaram no ar a Trucker Pay, ‘banco digital’ para facilitar transações realizadas por frotistas, transportadoras e caminhoneiros, inclusive os autônomos.

E existe ainda a TruckPad, marketplace digital de fretes, que também tem sua carteira digital, chamada TruckPad Pay, lançada em 2020, para permitir que os motoristas de caminhões recebam o pagamento de seus fretes e o utilizem em produtos e serviços automotivos ou transfiram para suas contas pessoais.

Mais um exemplo é a Rodobank, que faz desde transferências até o pagamento de contas para toda a cadeia logística e que, inclusive, possui um cartão pré-pago.

Leia também:

iClinic, da Afya, vai acelerar oferta de serviços financeiros este ano

Artigo | Embedded Finance, a nova onda do mercado financeiro

FinMatch, de crédito para MEIs, refaz planos para escalar este ano

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”TAGS – NÃO MEXER” _builder_version=”4.9.5″ _dynamic_attributes=”content” _module_preset=”default” text_font=”|600|||||||” text_text_color=”#023146″ link_font=”|600|||||||” link_text_color=”#023146″ locked=”off” global_colors_info=”{}”]@ET-DC@eyJkeW5hbWljIjp0cnVlLCJjb250ZW50IjoicG9zdF90YWdzIiwic2V0dGluZ3MiOnsiYmVmb3JlIjoiVEFHUzogIiwiYWZ0ZXIiOiIiLCJsaW5rX3RvX3Rlcm1fcGFnZSI6Im9uIiwic2VwYXJhdG9yIjoiIHwgIiwiY2F0ZWdvcnlfdHlwZSI6InBvc3RfdGFnIn19@[/et_pb_text][/et_pb_column_inner][/et_pb_row_inner][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_signup mailchimp_list=”Finsiders Brasil|d1e4d69294″ first_name_field=”off” last_name_field=”off” success_message=”E-mail Cadastrado!” title=”Os principais empreendedores, investidores e executivos do setor leem. Junte-se a eles:” button_text=”Inscrever-se” admin_label=”Cadastro na News” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” header_text_align=”left” background_color=”#023146″ custom_button=”on” button_text_color=”#ffffff” button_bg_color=”#0c71c3″ button_border_width=”0px” border_radii=”on|4px|4px|4px|4px” locked=”off” global_colors_info=”{}”][/et_pb_signup][et_pb_text admin_label=”Leia também” _builder_version=”4.9.5″ header_text_color=”#023146″ header_2_text_color=”#023146″ custom_margin=”||17px|||” locked=”off” global_colors_info=”{}”]

Leia também:

[/et_pb_text][et_pb_blog fullwidth=”off” posts_number=”3″ include_categories=”current” meta_date=”d/m/Y” use_manual_excerpt=”off” show_more=”on” show_author=”off” show_date=”off” show_categories=”off” show_excerpt=”off” show_pagination=”off” admin_label=”Artigos relacionados” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” header_font=”|700|||||||” header_text_color=”#333333″ read_more_font=”|700|||||||” read_more_text_color=”#023146″ border_radii=”on|10px|10px|10px|10px” border_width_all=”0px” box_shadow_style=”preset2″ global_colors_info=”{}”][/et_pb_blog][/et_pb_column][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22″ custom_padding=”19px|||||” global_colors_info=”{}”][et_pb_row column_structure=”1_3,2_3″ admin_label=”Autor” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” custom_padding=”||0px|||” locked=”off” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_image src=”https://finsiders.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Danylo-Martins-Fundador.png” title_text=”Danylo-Martins-Fundador” url=”https://www.linkedin.com/in/danylomartins/” url_new_window=”on” align=”center” _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” width=”54%” global_colors_info=”{}”][/et_pb_image][/et_pb_column][et_pb_column type=”2_3″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_text _builder_version=”4.9.4″ text_font=”||||||||” text_text_color=”#333333″ text_font_size=”18px” header_text_color=”#ffffff” custom_margin=”17px|||||” global_colors_info=”{}”]

Danylo Martins é jornalista com dez anos de cobertura de finanças, empreendedorismo e inovação no setor financeiro. Com MBA em mercado de capitais, é vencedor de quatro prêmios de jornalismo econômico e colabora com o jornal Valor Econômico há oito anos. Teve passagens por Folha de S.Paulo e revista Você S/A.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Tags:

Assine a newsletter
gratuita!

Os principais empreendedores, investidores e executivos do setor leem.
Junte-se a eles:

Siga nosso canal no WhatsApp!

Leia mais

Newsletter

Receba o Finsiders no seu e-mail