Pix, o sucesso: em três anos, sistema soma 156 milhões de usuários

Somente no ano passado, o sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central (BC) cresceu mais de 220%
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Pix faz três anos e continua fazendo sucesso: em outubro, segundo o Banco Central, a quantidade de usuários chegou a 156 milhões. No mês passado, a movimentação foi de R$ 1,6 trilhão e a quantidade de transações superou os 4 bilhões*.

Segundo o BC, o Pix foi responsável por incluir 71,5 milhões de usuários no sistema financeiro (dados de dezembro de 2022). Os dados consolidados até setembro estão aqui.

Somente no ano passado, o Pix cresceu mais de 220%. “No mesmo mês em que chegou ao mercado, ultrapassou as transações feitas em DOC. Em janeiro de 2021, superou os pagamentos em TED. Já em março desse mesmo ano, passou os pagamentos feitos com boletos; em maio, ultrapassou a soma de todos eles. Em janeiro de 2022, superou as operações em cartões de débito. E em fevereiro do ano passado, excedeu os pagamentos em cartão de crédito, tornando-se o meio de pagamento mais utilizado do Brasil”, diz Marilyn Hahn, CRO e cofundadora do Bankly, em nota.

Para Marcelo Martins, diretor-executivo da ABFintechs e CEO da fintech Iniciador, “o Pix é uma plataforma para a criação de novas inovações, atuando como epicentro de um ecossistema financeiro onde o Open Finance, Drex e a busca por soluções financeiras ágeis convergem.“

Leia a matéria completa no site parceiro Fintechs Brasil.

*As quantidades finais de volume e quantidade de transações em outubro ainda não são oficiais, falta uma pequena fatia que é liquidada fora do Sistema de Pagamentos Instantâneo. Mas a projeção é conservadora: considera que os números dessa fatia em outubro repitam os de setembro (511,6 milhões de transações e R$ 262,6 bilhões em movimentação financeira)

Veja também:

Com Pix, cripto e câmbio, Z.ro Bank pivota negócio e traz novo CFO

“Empresas estão efetivamente adotando o Pix”, diz Brandt, do BC

Pix coloca Brasil em vantagem em pagamentos na América Latina

Tags:

Assine a newsletter
gratuita!

Os principais empreendedores, investidores e executivos do setor leem.
Junte-se a eles:

Siga nosso canal no WhatsApp!

Leia mais

Newsletter

Receba o Finsiders no seu e-mail