Após saída da Movile, Patrick Hruby assume como COO da DrumWave

Startup fundada por André Vellozo planeja lançar sua plataforma de certificação e monetização de dados pessoais no início de 2024
Patrick Hruby, COO da DrumWave. Foto: Divulgação
Patrick Hruby, COO da DrumWave. Foto: Divulgação

Em abril deste ano, Patrick Hruby surpreendeu o mercado ao anunciar que estava deixando a Movile em um momento em que a holding, dona do iFood, passava por uma série de reestruturações internas. A ideia do executivo era tirar um ano sabático e recuperar as energias após mais de uma década de trabalho em grandes empresas de tecnologia como GoogleFacebook e a própria Movile, onde ingressou em 2019 e assumiu as operações a partir de 2020.

Mas ele decidiu encurtar as férias quando recebeu o convite para fazer parte da DrumWave, startup de certificação e monetização de dados pessoais criada pelo brasileiro André Vellozo no Vale do Silício. “Jeff Bezos tem uma política de tomada de decisão baseada em reduzir o remorso. Ele se questiona: ‘daqui a 20 anos, quando olhar para trás, vou me arrepender de não ter feito o quê?’ No meu caso, teria me arrependido muito se ficasse no sabático. Não queria perder o bonde da DrumWave, então deixei as férias de lado para fazer parte dessa história”, diz Patrick, ao site parceiro Startups.

Perfil inovador

O executivo conheceu a empresa há alguns anos, quando a DrumWave se aproximou da Movile para negociar um possível investimento. “Quase investimos na DrumWave quando eu estava na Movile”, revela. “Mas as taxas de juros estavam subindo e o mercado, em crise. Acabamos não dando sequência no aporte, mas mantive contato com o André, fundador da startup, pois ele tinha um perfil super inovador”, diz ele.


Patrick tinha acabado de voltar de uma viagem com os filhos, quando André o convidou para tomar um café – em Palo Alto. “Fiquei uma semana na Califórnia e vi que tudo aquilo que há um ou dois anos era apenas uma promessa, estava começando a ganhar forma. Senti que tinha espaço para entrar e que eu consigo ajudar a fazer o negócio acontecer. Esse trem só passa uma vez, e não iria perder a oportunidade”, conta Patrick.

Questionado sobre sua saída da Movile, o executivo é discreto. “Saí em abril com o momento da Movile, do iFood e da Prosus, que é a principal investidora. E, nesse movimento, tive o privilégio de escolher ficar um ano sem trabalhar”. O Startups noticiou em primeira mão que o iFood estava incorporando as operações da Movile. Assim, a empresa deixaria de atuar de forma independente para integrar a sua estrutura operacional ao app de delivery e otimizar os negócios.

Visão otimista

“Imagine o paralelo de quando Mark Zuckerberg, o cara da tecnologia, chamou Sheryl Sandberg para organizar as operações do Facebook, com toda a parte de cultura e negócios da empresa”, diz Patrick. A ideia é que ele seja para André o que Sheryl foi para Zuckerberg, embora o executivo seja modesto. “Serei a Sheryl do Mark, mas estou a um nível bem abaixo dela”, afirma.

Patrick assume como COO (chief operations officer), ou diretor de operações, da DrumWave. O objetivo é fortalecer a missão da empresa de mudar a forma como os dados pessoais são custodiados. A companhia espera garantir às pessoas a segurança e o controle do fluxo de seus dados, para que elas tenham poder sobre as suas informações e gerem valor a partir delas.

A companhia concluiu uma rodada de investimentos há alguns meses, anunciada agora em primeira mão ao Startups. Patrick revela que o cheque foi de aproximadamente US$ 20 milhões. “É como se tivéssemos fundado a startup novamente. O negócio nasceu em 2015 como uma empresa de consultoria que trabalhava projetos complexos e com uma escala massiva de dados. Ao longo dos anos, criou diversas patentes e melhorou a tese. Agora, a visão é muito mais ambiciosa e tecnológica, e o aporte veio para encorpar os negócios”, explica.

O executivo dividirá o seu tempo entre São Paulo e Palo Alto, fortalecendo, então, a ponte entre o Brasil e os Estados Unidos. De acordo com Patrick, um dos diferenciais competitivos da DrumWave é que a matriz da empresa está no Vale do Silício e toda a parte de engenharia é feita no Brasil. “A base da empresa e a área de produto são tocadas dos EUA, mas temos a oportunidade de usar a engenharia do Brasil, que tem uma capacidade incrível e mais barata”, explica. 

Hora da largada

A chegada de Patrick contribui para fortalecer este modelo. “Trabalhei na Califórnia quando estava no Google, e no Brasil com a Movile e o Facebook. Conheço as características de cada região e conseguirei fazer a ponte entre os mercados, culturas e formas de trabalhar”, pontua o novo COO.

A expectativa é lançar o produto no início de 2024. Segundo Patrick, atualmente a companhia está trabalhando com uma grande rede hospitaleira e um dos principais bancos do país, explorando os potenciais da plataforma para os negócios e seus clientes. “As prioridades da DrumWave são produto, produto e produto. Com a plataforma no ar, vamos escalar para o Brasil e os Estados Unidos para, depois, expandir para o resto do mundo”, pontua.

Time de peso

DrumWave encontra-se em um estágio crucial de seu desenvolvimento no Brasil e nos Estados Unidos. No primeiro semestre, a empresa concluiu a 2ª etapa do Ecossistema Brasileiro de Monetização de Dados, na qual as primeiras interfaces da dWallet, sua carteira digital, foram testadas com 15 empresas-líderes de seus segmentos no país. A solução permite que os usuários protejam, gerenciem e se tornem proprietários de seus dados.

A empresa vem montando um time de peso. Em 2018, o empreendedor Bruno Aracaty, fundador da plataforma Colab, assumiu como COO e agora segue na área de vendas e go-to-market com clientes e parceiros. No ano seguinte, por exemplo, a companhia também trouxe Raquel Oliveira, executiva com passagens pelos bancos Bradesco e Santander, para o cargo de chief administrative officer. O ex-diretor do Itaú Unibanco e ex-CEO da Visa no Brasil, Fernando Teles, é presidente da DrumWave desde 2021

“Queremos pessoas que já tenham experiência para trazer esse conhecimento para cá”, destaca Patrick. Recentemente a companhia contratou, ainda, Hugh Dubberly, conhecido por seus trabalhos como diretor criativo da Apple Netscape, para liderar os times de design das interfaces da dWallet, além de trazer Tim Misner, ex-Oracle e FICO, como CTO.

*Conteúdo publicado originalmente pelo portal parceiro Startups

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